Pular para o conteúdo

10 formas eficazes de publicidade online

Um dos componentes mais importantes de qualquer negócio é a publicidade. Não admira que seja chamado de motor do comércio. Afinal, mesmo o produto ou serviço mais maravilhoso não será procurado se os potenciais compradores não souberem sobre eles.
É necessário destacar o produto oferecido a partir de uma variedade de semelhantes e transmitir aos potenciais clientes sobre a necessidade de escolher exatamente o seu.
Escolha ter um site para uma empresa de publicidade, de forma alguma você deve ficar fora da Internet. De fato, graças ao desenvolvimento da tecnologia, a World Wide Web não está apenas crescendo constantemente com novos usuários, mas também se tornando cada vez mais conveniente para os anunciantes.
É essa a verdadeira forma de promover seus produtos ou serviços em nosso tempo. No entanto, como qualquer ferramenta, a publicidade online permite obter resultados apenas quando usada corretamente.

 

Deste artigo você vai descobrir:
Que tipos de publicidade na Internet existem e qual é o custo de colocação deles?
Quais características, prós e contras de cada uma dessas maneiras de promover serviços e bens?
Como conduzir uma campanha publicitária na rede para não desperdiçar seu dinheiro.

Então vamos começar!
Publicidade na Internet e suas variedades: publicidade contextual, promocional, direcionada, banner, etc.

1. Publicidade na Internet – características e diferenças da publicidade tradicional 
1.1. A Internet como o principal canal de distribuição de publicidade no presente
1.2. Principais recursos da publicidade on-line

 

2. Organização e realização de uma campanha publicitária na Internet – 3 etapas principais 
Estágio 1. Identificação do público-alvo.
Etapa 2. Desenvolvimento de uma estratégia de promoção
Estágio 3. Lançamento de uma campanha publicitária

3. Tipos de publicidade on-line e seu custo
1. Publicidade contextual
2. Exibir publicidade (banner)
3. Publicidade Teaser
4. Publicidade direcionada nas redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram
5. Enviar notificações como ferramenta de vendas
6. Publicidade em aplicativos móveis para plataformas iOS (iPhone/ iPad) e Android
7. Anúncios do YouTube em vídeos
8. Pop-ups
9. Publicidade em boletins informativos por e-mail (por e-mail)
10. Publicidade em sites temáticos e plataformas online (fóruns e blogs, fóruns, grupos de redes sociais, grandes portais, etc.11. Prós (+) e contras (-) da publicidade on-line
12.  Os principais parâmetros para medir a eficácia da publicidade online (CPM, CTR e CPC)
13.  Como colocar publicidade online e atrair clientes para o site – 2 maneiras de anunciar na Internet?
14 . Perguntas e Respostas sobre Propaganda
Pergunta número 1 Como e onde colocar publicidade gratuita na Internet?
Pergunta número 2 Como conduzir uma empresa de publicidade online?
Pergunta número 3 Solicitar publicidade contextual de um profissional ou personalizá-lo por conta própria?
Pergunta número 4 É possível tornar a publicidade efetiva na Internet permanente?
15. Conclusão

 

1. Publicidade na Internet – características e diferenças da publicidade tradicional
A publicidade na Internet é toda forma possível de colocar materiais publicitários na rede mundial. O formato desses materiais é muito diversificado – textos, gráficos, arquivos multimídia, bem como suas combinações. O resultado é um grande conjunto de ferramentas, cuja escolha depende das capacidades e objetivos do anunciante.

1.1. A Internet como o principal canal de distribuição de publicidade no presente
Teste: Por que você não gosta de dinheiro? Descubra quais pensamentos impedem que você ganhe 2X mais!
Desenvolvimento em larga escala da World Wide Web caiu na última década do século passado, quando uma por uma começaram a aparecer páginas da web. No entanto, a publicidade nesses sites está na sua infância. E somente nos últimos dez a quinze anos, o uso da Internet para promover quaisquer bens e serviços ganhou proporções globais.
Existem várias razões para isso:
Com o desenvolvimento de tecnologias móveis e a crescente largura de banda dos canais de comunicação existentes, o número de pessoas que usam a World Wide Web está crescendo a cada dia. O tempo que as pessoas passam on-line também está aumentando. De um luxo que ra inacessível, navegar na Internet está se transformando em uma necessidade diária ou mesmo de hora em hora.
Negociar com a ajuda de plataformas online, se não suplantar os métodos tradicionais, pode competir com elas, oferecendo novas oportunidades.

Seguindo as últimas tendências, a mídia tradicional está se convergindo cada vez mais para o espaço da World Wide Web.
O desenvolvimento de software permitiu a criação de ferramentas de gestão de publicidade mais avançadas, bem como ferramentas eficazes para a sua análise e medição da sua eficácia.
Embora muitos componentes da publicidade on-line sejam semelhantes aos canais tradicionais de promoção, ainda há vários recursos relacionados principalmente ao princípio de operação da rede global. De fato, diferentemente da mídia usual, aqui o usuário age não apenas como um consumidor passivo da informação oferecida, mas também participa diretamente de muitos processos.

 

1.2. Principais recursos da publicidade on-line
As principais características distintivas da publicidade online são:
Recurso 1. Interatividade
Quando um anúncio é colocado na imprensa, em outdoors ou na televisão, a interação com o consumidor é unidirecional. Na Internet, a publicidade busca engajar um cliente em potencial em qualquer processo.
O usuário tem a capacidade de responder ao material promocional publicado. Este pode ser um link para o link proposto, um clique no banner, registro ou a resposta à pergunta. Isto é, a publicidade online envolve uma resposta do usuário.

 

Recurso 2. O Aumento do Público na Internet
O público da World Wide Web está sempre em constante crescimento, e até agora não há previsão para retardar esse processo. Ao mesmo tempo, uma parte significativa daqueles que têm acesso à Internet é um petisco para os anunciantes, já que pertence à categoria de cidadãos consumidores.
Naturalmente, alguns grupos sociais e etários ainda não estão envolvidos neste processo. Portanto, as empresas para as quais elas têm interesse como clientes em potencial são forçadas a usar ativamente outros canais de publicidade. No entanto, a participação de tais anunciantes no número total não é muito grande.

 

Recurso 3. A capacidade de promover seus produtos apenas para o público-alvo (segmentação)
Ferramentas de análise para sistemas de publicidade tornam possível distinguir entre um grande número de usuários aqueles que podem estar interessados em um determinado produto. Esse processo é chamado de segmentação.
Ao mesmo tempo, grupos de usuários que procuram um produto ou serviço específico (segmentação direta), bem como aqueles que estão interessados em qualquer material que tenha uma conexão indireta com os produtos promovidos, podem ser distinguidos.
A Internet permite que você selecione seu público-alvo para muitos sinais. Pode ser a geografia da residência, a idade do usuário, o círculo de seus interesses, compras já feitas ou características existentes, que requer produtos relacionados.
A segmentação permite eliminar aqueles que estão fora dos interesses do anunciante e, assim, tornar a publicidade mais eficaz. Afinal, se os fundos são gastos na promoção de produtos para aqueles que não são originalmente um cliente em potencial, essa publicidade será um desperdício de dinheiro.

 

Recurso 4. A capacidade de medir com precisão todos os indicadores de publicidade
Como quase todas as ações realizadas pelo usuário são registradas na Internet, você pode acompanhar a eficácia de toda a empresa de publicidade como um todo e de cada um de seus elementos individualmente.
Atualmente, existem muitos sistemas que analisam os métodos de publicidade usados e fornecem seus resultados quantitativos.
É importante que esse processo seja altamente responsivo. E isso significa a possibilidade de uma resposta rápida e oportuna. O anunciante pode ajustar a campanha publicitária em andamento, abandonar os métodos que não trazem o resultado desejado e aumentar os investimentos em tipos de publicidade mais eficazes.

 

Campanhas de publicidade na Internet: pontos importantes
Apesar de todas as suas características distintas, o algoritmo para conduzir uma empresa para promover algo é comum a qualquer canal de vendas. Pode ser dividido em três etapas.
Estágio 1. Determinando o público-alvo
Esse estágio é um dos passos mais importantes, porque está criando uma imagem clara de seus clientes em potencial que determina a eficácia do dinheiro gasto em publicidade.
A rede agora tem milhões de vendedores promovendo seus produtos, a concorrência é extremamente alta e, portanto, o anunciante precisa conduzir pesquisas de mercado corretamente para não cometer erros no início da empresa de publicidade.
A identificação do público-alvo pode ser realizada de várias maneiras. Grandes empresas encomendam estudos de grande escala com inúmeros questionários e pesquisas. E um empreendedor individual que não tenha tais recursos financeiros e de tempo simplesmente realiza um estudo de fontes abertas, por exemplo, solicitações de usuários sobre recursos individuais ou estatísticas de clientes de um concorrente.
Nos casos mais simples, basta uma pequena tempestade cerebral. Por exemplo, um fabricante de roupas para cães pode facilmente identificar seu público-alvo, simplesmente com base na experiência com os amantes de cães.
Tendo determinado o círculo de potenciais compradores e feito uma lista de suas necessidades e preferências, você pode começar a desenvolver uma estratégia para promover seu produto.

 

Etapa 2. Desenvolvimento de uma estratégia de promoção
O próximo passo importante é determinar em que formato a publicidade será conduzida, bem como usar quais canais.
Aqui, as informações obtidas no estágio anterior devem ser usadas ao máximo, porque o método de promoção depende diretamente de quem é selecionado como o alvo da publicidade.
O orçamento destinado à publicidade também é importante. Afinal, se os fundos são muito limitados, dificilmente é possível contar com um grande número de plataformas de publicidade e ações de grande escala para atrair compradores.
Tendo escolhido a direção geral para qual você precisa se mover, você pode selecionar os sites onde a publicidade será realizada, bem como a criação de materiais específicos, incluindo textos, banners, vídeos e assim por diante.

 

Estágio 3. Lançamento de uma campanha publicitária
A etapa final é o lançamento do anúncio em si . Aqui está a colocação de materiais promocionais criados, bem como o acompanhamento subsequente da eficácia do seu impacto. Se necessário, ajustes e alterações são feitos.

Os principais tipos de aquisição de clientes para bens e serviços na Internet

 

3. Tipos de publicidade on-line e seu custo – 10 dicas de publicidade on-line mais populares e eficazes.

Há muitas maneiras de promover seus produtos ou serviços na Internet, e eles estão em constante evolução. O desenvolvimento e surgimento de novos tipos de publicidade on-line está associado não apenas a um alto nível de concorrência nessa área, mas também à melhoria da tecnologia.
Este último não apenas permite inventar novas formas de fornecer informações aos usuários, mas também dá a estes a oportunidade de se livrar de propagandas irritantes. Como resultado , os canais de publicidade, que até recentemente eram eficazes e produziam resultados, tornaram-se inúteis e desatualizados.
Abaixo, consideraremos as áreas de promoção de produtos na Internet que são relevantes e eficazes no momento.

1. Publicidade contextual
Como o nome indica, esta forma de promoção está ligada a um contexto específico.
No momento, a publicidade contextual é talvez uma das formas mais convenientes e eficazes de publicidade, dando a oportunidade de obter excelentes resultados com um orçamento mínimo.
O princípio da publicidade contextual é o seguinte: o usuário recebe mensagens publicitárias vinculadas às suas solicitações. Para isso, um sistema de palavras-chave e frases é usado para selecionar mensagens publicitárias. Pode haver duas opções:
Opção 1. O usuário define uma solicitação específica no mecanismo de pesquisa, para o qual o sistema emite links para vários sites com tópicos correspondentes a essa solicitação. Mas, além de links para sites, também são exibidos anúncios que também estão vinculados ao assunto da solicitação.

Opção 2. O usuário acessa um site que é parceiro de uma rede de anúncios de um dos mecanismos de pesquisa e vê um anúncio lá que leva em consideração tanto o assunto do site quanto o histórico das solicitações desse usuário. Se uma pessoa há não muito tempo atrás estava procurando por algum tipo de serviço na rede, então nos sites ele será mostrado um anúncio oferecendo este serviço em particular.
Obviamente, essa publicidade oferece a máxima oportunidade de filtrar os usuários que estarão mais interessados, ou seja, o princípio da segmentação é implementado ao máximo.

Outros benefícios da publicidade contextual são:
Pagamento pelo resultado na forma de uma transição para o link fornecido. Ou seja, o anunciante paga apenas pelas impressões que terminaram com alguma ação.
Como os anúncios são emitidos de acordo com as preferências e interesses do próprio usuário, eles também beneficiam os clientes em potencial. E isso significa menos rejeição pelos usuários.
Esse tipo de promoção não é tão chato e irritante quanto a maioria dos anúncios, o que também contribui para sua aceitação pelos usuários.
O orçamento para uma empresa de publicidade contextual pode ser qualquer valor. Mesmo para uma quantidade muito pequena de 100-200 reais por dia, você pode obter um resultado aceitável.
Redes de publicidade modernas que oferecem anúncios contextuais oferecem ótimas opções para personalizá-las. Ou seja, o anunciante pode criar um sistema de publicidade individual que levará em conta todas as nuances da promoção de um determinado produto.
Tempo de retorno. Pagando por publicidade contextual, você pode obter um resultado quase instantâneo na forma de clientes que clicaram no link.
Um enorme kit de ferramentas para analisar a eficácia dos anúncios publicados e a grande quantidade de informações que podem ser obtidas deles.
Mas sem as desvantagens, é claro, não pode fazer. Estes incluem:
Retornos rápidos também significam efeitos de curto prazo. Para um fluxo constante de clientes requer investimento constante.
Um sistema de publicidade configurado incorretamente levará ao fato de que o dinheiro não irá a lugar nenhum. É desta forma de promoção que existem riscos para gastar um orçamento enorme sem qualquer retorno devido a palavras-chave selecionadas incorretamente.
A incerteza orçamentária associada ao cálculo do preço por clique em um anúncio (o chamado clique), que será discutido abaixo.
Não é para todas as áreas de negócio que esta forma de promoção é adequada.
Quanto ao custo desses cliques (CPC), com base no qual o orçamento será determinado, é feito da seguinte forma. Se vários anunciantes vincularem seus anúncios a uma frase-chave, os melhores lugares na página do mecanismo de pesquisa serão fornecidos àqueles que oferecerem um preço por clique mais alto. Ou seja, o princípio do leilão está em vigor – quem paga mais receberá mais.
Ao mesmo tempo, existem vários nichos, o custo de cliques em que é muito diferente. Por exemplo, o custo de um clique para solicitações como “brinquedos de malha” terá uma média de 9 a 40 reais , mas as solicitações para “janelas de PVC” custarão muito mais – 500 a 1500 reais por clique.
Via de regra, os sistemas de publicidade nos mecanismos de busca colocam o limite máximo no custo de um clique em configurações automáticas.
Assim, o anunciante é confrontado com a tarefa de encontrar a estratégia ideal para colocar publicidade contextual. Por um lado, o custo por clique selecionado não deve ser muito alto – nesse caso, é claro, muitos usuários verão anúncios, mas o lucro obtido com eles pode ser menor do que o dinheiro gasto na promoção. Por outro lado, ao definir o custo por clique muito baixo, o vendedor pode simplesmente não esperar por cliques no anúncio colocado, pois ninguém o verá.
Preste atenção! Por padrão, a configuração de anúncios envolve as opções de posicionamento mais caras, exigindo um orçamento enorme. Portanto, você precisa selecionar as configurações com muita precisão para encontrar a proporção ideal do custo por clique, o número de cliques no anúncio e o lucro de cada comprador.
É claro que as redes de publicidade dos mecanismos de busca afirmam que qualquer usuário pode realizar esse tipo de configuração, mas essa credulidade pode levar a sérios prejuízos. Para obter o resultado máximo com um mínimo de custos, você deve entender adequadamente a publicidade contextual ou procurar ajuda de um especialista neste campo.
No momento, há duas das redes de anúncios mais populares – dos bem conhecidos mecanismos de pesquisa Google e Bin.

Google AdWords – publicidade contextual do Google
O Google fornece a capacidade de ajustar e ajustar configurações, oferecendo ferramentas mais flexíveis. Aqui é possível alocar anúncios em grupos, para cada um dos quais você pode conduzir sua própria empresa de publicidade com diferentes estratégias.
Destacar a geografia da exibição de anúncios também oferece mais oportunidades. No Google AdWords, você pode não apenas selecionar uma das cidades ou regiões, mas também áreas muito pequenas com um raio de 1 km. Essa opção é especialmente adequada para anunciantes que oferecem seus serviços a moradores de ruas próximas.
Existem mais sites para veiculação e a concorrência é menor, o que afeta o custo de um clique.

2. Exibir publicidade (banner)
A promoção de bens ou serviços usando um banner é, em muitos aspectos, semelhante à publicidade tradicional, quando um anúncio colorido, grande ou pequeno, é colocado nas páginas de jornais ou revistas.
Um banner é uma imagem gráfica exibida em vários sites. No entanto, ao mesmo tempo, a publicidade em banners é diferenciada por grandes oportunidades no formato, foco em resultados, bem como possível interatividade.
Além das imagens estáticas, as ferramentas multimídia são usadas ativamente para criar banners. Pode ser um pequeno vídeo animado, por exemplo, “gifs” amados por muitos vídeos curtos em loop.
Outra propriedade importante dos banners é a sua interatividade. Muitas vezes, quando você clica no banner, o usuário acessa o site do anunciante. Muitas vezes você pode encontrar banners em flash na forma de jogos curtos ou pequenas tarefas que oferecem ao usuário um pouco de diversão. Depois de passar esse jogo, um cliente em potencial é discretamente informado sobre um serviço ou produto promovido.
A peculiaridade dos banners é que eles não são necessariamente links para o site do anunciante, embora a função de atrair o público-alvo também seja inerente a esse tipo de publicidade. Aqui, não menos importante é a capacidade de formar o reconhecimento de qualquer marca ou produto entre os usuários da Internet, para fixar uma determinada série associativa.
Assim, os banners podem ser divididos em duas categorias:

  • Aqueles que solicitam que o usuário execute uma determinada ação – CTA (por exemplo, vá para o site);
  • Aqueles que criam uma certa imagem e reconhecimento do anunciante.

Para colocar um banner, uma empresa ou um empresário concorda com o proprietário de um site para colocar a imagem desejada ou vídeo animado em seu próprio recurso.

O custo da publicidade em banners depende de muitos parâmetros, incluindo:
• popularidade do recurso no qual o banner é colocado;
• tamanho do banner em si;
• sua localização na página.
Na maioria das vezes, o pagamento é feito pelo número de vezes que o banner foi exibido ou pelo número de cliques nele no site do anunciante. Ocasionalmente, o pagamento é aplicado para a colocação permanente de um banner em qualquer página. Normalmente, esse método é usado por um curto período de tempo em sites com alto tráfego. Afinal, depois de algum tempo, as pessoas simplesmente deixam de prestar atenção à imagem ou animação familiar.
Como já mencionado, não há limites de preço claros para a colocação de um banner – pode ser de 500 a 2000 reais por mês a dezenas de milhares de reais.
Finalmente, vale a pena mencionar um dos pontos mais importantes da publicidade em banners. Ele funcionará apenas se for feito de forma qualitativa e atraente para os usuários, bem como se as informações no banner corresponderem ao que o anunciante oferece. Caso contrário, o efeito oposto pode ocorrer – uma atitude negativa persistente em relação à marca ou produto anunciado surgirá.

3. Publicidade Teaser
Esse tipo de promoção veio de uma palavra inglesa que significa “provocação”. Um teaser é muito semelhante a um banner – também é um anúncio estatístico ou animado que é colocado em sites.
No entanto, há uma diferença significativa. Um teaser nunca diz diretamente o que anuncia. Apenas intriga o usuário, interessá-lo com a ajuda de qualquer isca digital, a fim de realizar uma determinada ação, como regra, clique no banner.
Esse tipo de publicidade tem uma reputação duvidosa. Muitas vezes é associado a sites de certa orientação (por exemplo, erótico ou fraudulento, oferecendo ganhos instantâneos em grande escala sem investimentos). Para muitos usuários, isso causa uma forte rejeição.
Muitas vezes, um teaser usa uma imagem piscando, o que, em teoria, deve atrair um cliente em potencial, mas, na prática, transforma o site no qual ele está localizado em um local desagradável.
Mas mesmo essa publicidade agressiva e geralmente vulgar tem seu próprio público. Muitos recém-chegados que estão dominando a World Wide Web encontram essas atraentes fotos publicitárias. Usuários despretensiosos que matam o tempo na Internet podem “amar” os teasers.
Os métodos para colocar e pagar os teasers são semelhantes aos banners publicitários. A única diferença é que o número de sites prontos para hospedar um teaser é muito menor. E os proprietários de sites grandes e populares também valorizam sua reputação para colocar esses anúncios em sua casa. Mas o custo de tal publicidade é geralmente menor, e fazer um teaser é muito mais simples – a qualidade aqui geralmente não é particularmente necessária.

 

4. Publicidade direcionada nas redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram
Em um grupo à parte, vale destacar empresas de publicidade que são realizadas em redes sociais. Isso não é surpreendente – porque um grande número de pessoas prefere gastar uma quantidade significativa de tempo em sites como o Facebook.
Ao mesmo tempo, ao iniciar sua página, a maioria dos usuários fornece informações muito úteis sobre eles, incluindo gênero, idade, geografia e seus interesses.
E isso significa que você não pode apenas anunciar qualquer produto, mas apenas entre os usuários que fazem parte do público-alvo do anunciante.
As possibilidades de publicidade nas redes sociais são bastante extensas. Estes incluem:
• colocação de textos publicitários e anúncios em sua própria página em sua conta (não requer fundos);
• a criação de um grupo ou comunidade especial (só levará tempo para criar e pagar um funcionário que estará envolvido na administração);
• Troca de posts de publicidade com qualquer grupo ou comunidade (pagos e gratuitos);
• colocação paga de anúncios;
• realização de vários concursos, para a vitória em que é necessário repostar qualquer registro (neste caso, o custo da publicidade é determinado pelo preço do prêmio).
• Direcionada, isto é, voltada para o público-alvo, a publicidade nas redes sociais tem várias vantagens:
• Não requer que o usuário mude para um recurso de terceiros, proporcionando-lhe conveniência e conforto;
• a presença de feedback não apenas na forma de pedidos ou cliques em um anúncio, mas também na forma de curtidas ou comentários;
• a conveniência da publicidade, porque muitas vezes isso não requer habilidades especiais – basta fazer o upload da foto ou da unidade capturada no texto desejado.
• Primeiro de tudo, o anunciante está interessado nos serviços mais populares, porque é aqui que você pode encontrar um grande número de potenciais compradores.

 

1) Publicidade no Instagram
O Instagram possui sua própria especialização – imagens e vídeos curtos. A comunicação aqui resume-se ao upload de fotos tiradas aqui e agora, e para obter curtidas e comentários sobre elas.
Até recentemente, toda publicidade no Instagram só era possível de formas limitadas:
• criar comunidades especiais e convidar usuários para elas;
• subscrever perfis de outros usuários para que eles se inscrevam na conta do anunciante em resposta;
• colocação de posts publicitários em contas populares.

No entanto, desde o ano passado, a publicidade direcionada também se tornou disponível no Instagram. É verdade que existe um, “mas”. O fato é que os dados sobre o público-alvo para colocar o anúncio são retirados do perfil do Facebook ao qual a conta do Instagram está vinculada. Aqui está apenas um número significativo de usuários desse recurso registrado diretamente nele e eles não criam nenhum link para a página do Facebook. Isso significa que uma grande parte do público-alvo em potencial está simplesmente fora do sistema de segmentação.
Publicidade no Instagram é realizada através do perfil criado para o Facebook para o anunciante. É importante lembrar que aqui precisamos, antes de tudo, de fotos lindas e atraentes.
Informações textuais no Instagram desempenham um papel muito menor. E, portanto, o produto promovido deve ter boa aparência e eficácia nas fotografias. Não se esqueça de que esse recurso é popular principalmente entre as mulheres e, portanto, o produto anunciado deve corresponder a essa categoria de clientes.

 

4) Publicidade no Facebook
Aqui está uma audiência com recursos financeiros muito maiores. Então, aqui, por um lado, produtos mais caros podem ser promovidos. Mas, por outro lado, os usuários dessa rede são bastante negativos em relação a ofertas diretas para comprar algo e geralmente os ignoram.
O Facebook precisa de uma abordagem sutil. É muito mais eficaz anunciar grupos ou páginas nos quais você precisa se inscrever ou outra ação semelhante, e só então enviar ofertas promocionais a um comprador em potencial.
Entre as formas mais interessantes de anunciar sobre esse recurso está a publicação no feed de notícias, que é uma das formas mais populares de visualizar informações de amigos de usuários do Facebook.

 

5. Enviar notificações como ferramenta de vendas
Esse tipo de publicidade apareceu recentemente, mas já é usado ativamente em todo o mundo. Notificações push são mensagens pop-up.

Enviar notificações (mensagens) – o que é. Exemplo de exibição de publicidade
Tradicionalmente, essas notificações informam o usuário sobre quaisquer alterações ou novidades de um dispositivo móvel ou computador. Por exemplo:
Antivírus instalado periodicamente fornece informações sobre novas ferramentas de proteção do computador.
Os programas usados no dispositivo móvel indicam a disponibilidade de atualizações.
Aplicativos de redes sociais podem informar ao usuário que um de seus amigos escreveu uma postagem ou postou uma foto.
Se inicialmente essas notificações fossem usadas por desenvolvedores de aplicativos para que o usuário não se esquecesse de usá-las, com o tempo, os anunciantes começariam a usá-las. Ao mesmo tempo, é possível enviar essas mensagens através da Internet e através de canais de comunicação, através de operadoras móveis.
Existem vários serviços nos quais você pode pagar e configurar a distribuição de tais notificações. Eles funcionam da seguinte maneira: os usuários se inscrevem em certas correspondências de interesse para eles e recebem informações breves na forma de notificações push. Vários requisitos são necessários aqui:
• as mensagens recebidas não devem incomodar o usuário com sua frequência e obsessão;
• eles devem estar relacionados ao tópico no qual o usuário se inscreveu;
• ter um link para uma página ou conta em uma rede social para que o usuário tenha a oportunidade de fornecer feedback;
• o usuário deve poder cancelar a assinatura a qualquer momento, caso contrário, a chegada de tais notificações pode ser percebida como spam.
• Também é possível configurar notificações push por meio de determinados aplicativos móveis, cujas funções para usuários coincidem com o produto anunciado.

 

6. Publicidade em aplicativos móveis para plataformas iOS (iPhone) e Android
O desenvolvimento de comunicações móveis e tecnologia levou ao fato de que cada vez mais usuários da Internet o utilizam precisamente em seus smartphones. Esses dispositivos têm mais de uma dúzia de aplicativos. Pode ser redes sociais e vários serviços de compra e compra de algo.
Se um aplicativo móvel é projetado para encomendar bens de uma empresa, então sua principal função é vender este produto, e o desenvolvimento e a operação deste aplicativo compensam às custas do lucro.
No entanto, há um grande número de programas para dispositivos móveis que simplesmente oferecem aos usuários todos os tipos de serviços de entretenimento ou informação. Ao mesmo tempo, o usuário faz o download e usa esses aplicativos totalmente gratuitos.
Não surpreendentemente, os desenvolvedores de muitos programas de software móvel estão ansiosos para vender espaços de anúncios em seus aplicativos. E para os usuários, a visualização desse anúncio é um tipo de pagamento pelo uso do programa.
Normalmente, há duas maneiras de fazer com que um cliente em potencial assista a um anúncio:
• impossibilitar desativar ou bloquear os anúncios exibidos;
• Ofereça ao usuário qualquer benefício por visualização.
A última opção é especialmente usada em jogos online, onde o jogador pode obter algum recurso para assistir a anúncios.
Os tipos de publicidade colocados em aplicativos móveis são bastante diversos. Isso pode ser um anúncio de texto aparecendo na borda do aplicativo ou uma imagem pop-up na inicialização.
Muitas vezes você pode ver um belo vídeo caro, mas neste caso, o orçamento da empresa de publicidade será muito alto – além do alto custo do show, você precisa investir dinheiro decente na criação do vídeo em si.
A capacidade de direcionar usuários diretamente depende de quais dados um aplicativo específico coleta ao fazer o download e o registro.

 

7. Anúncios do YouTube em vídeos
O que é semelhante à estrutura das redes sociais é o recurso extremamente popular do YouTube, no qual um grande número de vídeos de usuários de todo o mundo é enviado.
As visualizações de vídeos individuais podem ultrapassar os milhões! Pode-se imaginar quantos clientes em potencial podem ser atraídos dessa maneira. Em outro artigo, também escrevemos sobre o quanto o YouTube ganha com publicidade na Internet e como obtém altos ganhos.
Existem vários tipos de publicidade no Youtube:
• o próprio vídeo postado em qualquer canal – por conta própria e por uma taxa em outra pessoa, o que é popular;
• um pequeno comercial que é mostrado antes do principal;
• anúncios de texto colocados no vídeo exibido;
• link para o vídeo colocado acima dos resultados da pesquisa de um vídeo.
Assim como os métodos anteriores de publicidade, esse tipo de promoção permite a seleção de impressões apenas para o público-alvo. A principal vantagem deste método de promoção é a eficácia da publicidade em vídeo, bem como um público muito amplo. Mas não se esqueça das deficiências:
Para tantos clientes potenciais quanto possível ver um anúncio, ele precisa ser colocado em canais muito populares, e isso é extremamente caro.
Os usuários podem desativar anúncios, bem como usar um software especial para bloqueá-lo. Além disso, as contas pagas não exibem anúncios.
Anúncios irritantes, que interferem na visualização de um filme ou videoclipe interessante, costumam incomodar os usuários.

 

8. Pop-ups (pop-up e pop-under)
Um dos métodos mais agressivos e desprezados pelos usuários de promover um produto é uma janela pop-up pop-up, que, no entanto, continua a ser bastante popular.

Publicidade pop-up e pop-under – um bom exemplo
O princípio de funcionamento de tal publicidade é o seguinte: o usuário visita o site, começa a ler algumas informações e, neste momento, uma janela pop-up aparece. Para fechá-lo e retornar à visualização normal do site, você deve clicar na cruz no canto da janela pop-up.
Os anunciantes injustos que recorreram a vários truques para atrair o usuário ao site eram notórios por tais mensagens. Por exemplo, uma cruz que fornece o fechamento da janela é posicionada de modo que é praticamente impossível encontrar. Ou é falso – clicar nele leva à transição para o recurso do anunciante.
Essa publicidade excessivamente agressiva raramente leva a resultados positivos. Como regra, o usuário deixa não apenas o site para o qual foi redirecionado, mas também do recurso para o qual ele originalmente veio.
No entanto, com um uso cuidadoso e correto, essa publicidade também pode ser benéfica. A única coisa importante é que pode ser facilmente desativado e que a mensagem publicitária está em correlação com o tema da própria página.
Janelas pop-up informando sobre descontos em mercadorias ou sobre a realização de qualquer ação também podem trazer um certo resultado.

 

9. Publicidade em boletins informativos por e-mail (por e-mail)
A maioria dos usuários da Internet são os proprietários de várias caixas de correio eletrônicas, através das quais trocam informações pessoais ou de trabalho. E, portanto, publicidade usando listas de discussão para seus assinantes ainda é muito popular.
Normalmente, esse tipo de promoção é usado por dois tipos de anunciantes:
• lojas ou vendedores de serviços dos quais o usuário já comprou um produto;
• info-businessmen que vendem seus produtos através deste canal.

1) No primeiro caso, a correspondência para o e-mail tem um valor de imagem maior. Muitas lojas oferecem cartões de bônus e descontos. E para recebê-los, você geralmente precisa especificar certas informações, incluindo um endereço de e-mail. Posteriormente, esse comprador recebe cartas com informações sobre promoções em andamento, atualizações de sortimento, descontos e ofertas pessoais.
Uma vez que a correspondência é realizada para uma pessoa que já fez uma compra, o que significa que ele é bastante leal a este vendedor, esta correspondência geralmente não causa irritação ao usuário. E é provável que, tendo recebido tal carta, o comprador retorne à loja novamente.

2) Para o negócio da informação, que está se desenvolvendo há pouco tempo, enviar e-mails é uma das principais formas de promover seus serviços.
Inicialmente, o usuário acessa algum recurso no qual é oferecido um curso gratuito ou materiais sobre um assunto de interesse para uma pessoa. Mas, para receber esses materiais, você deve deixar seu endereço de e-mail. Depois disso, as correspondências começam a chegar ao assinante. Neles, por via de regra, a informação livre útil alterna com ofertas para comprar qualquer produto de informação.
O envio manual de um grande número de correspondências, é claro, é uma questão extremamente irracional. Existem recursos especializados, por exemplo, “MailRelay”, nos quais você pode configurar o envio automático de correspondências para todos os seus assinantes . Ao mesmo tempo, para criar uma atmosfera de apelo pessoal para cada um dos assinantes, você pode configurar a afixação de seus nomes em letras.

 

10. Publicidade em sites temáticos e plataformas online (fóruns e blogs, fóruns, grupos de redes sociais, grandes portais, etc.)
A última maneira de conduzir uma campanha publicitária na Internet, discutida neste artigo, é colocar anúncios em vários recursos temáticos. Há um grande número de páginas em que pessoas com interesses semelhantes se reúnem e, ao mesmo tempo, têm a oportunidade não apenas de ler as informações postadas, mas também de escrever as próprias mensagens.
Como as pessoas com um círculo de interesses claramente definido se comunicam com frequência sobre esses recursos, a publicidade aqui será a mais precisa possível.
Por exemplo, em um fórum de reparos, você pode oferecer seus serviços como vendedor de materiais de construção ou contratado para determinadas tarefas. Ao mesmo tempo, você não precisará pagar nada para colocar tal anúncio.
No entanto, este método de promoção tem várias desvantagens:
• muito trabalho de parto – é necessário não apenas encontrar um recurso adequado e registrá-lo, mas também escrever uma mensagem, e depois rastrear seu destino e comentários sobre ela;
• os proprietários e administradores de muitos recursos não gostam de publicidade franca e enviam imediatamente à proibição aqueles que a colocam;
• em muitos recursos onde a colocação de postagens de publicidade não é proibida, há restrições sobre o seu número por um determinado período de tempo;
• se o anúncio parece ser intrusivo para outros interlocutores e surgido do “lugar nenhum”, ninguém responderá a ele – isto é, para ganhar confiança, em muitos fóruns é necessário comunicar-se primeiro assim.
Assim, este método é adequado apenas para os vendedores cujos bens ou serviços são solteiros, e um determinado período de tempo pode ser gasto em sua venda.
Além disso, essa opção é adequada para empreendedores iniciantes que não têm orçamento de publicidade como tal.

Análise sumária dos tipos descritos de publicidade on-line
Depois de considerar todas as dúzias dos tipos de publicidade mais interessantes e populares, vale a pena mencionar quais são os mais eficazes e como está relacionado o custo de vários métodos de promoção.

 

Prós e Contras de Diferentes Tipos de Publicidade Online
A maneira mais cara de promover quaisquer serviços ou bens na Internet é a publicidade em banners , que exige não apenas pagamento pela colocação, mas também fundos para a criação de uma propaganda atraente e de alta qualidade. Também um prazer bastante caro será postar informações sobre o seu produto no Youtube, em aplicativos móveis e redes sociais, bem como usando notificações push.
Mas a publicidade contextual, se configurada corretamente, pode custar de forma bastante barata. Além disso, pequenos investimentos exigem distribuição de e-mail, criação e colocação de teasers, bem como pop-ups pop-up.
Quanto à eficácia o impacto sobre o usuário e a capacidade de atrair o maior número possível de clientes, não há igual à publicidade contextual. Dado que seu custo pode ser extremamente baixo, esse tipo de promoção é o mais ideal.
Mas a colocação de teasers e banners, infelizmente, não trará muito resultado. Ao mesmo tempo, se a publicidade em banners, pelo menos, fornece um componente de imagem, os teasers, ao contrário, podem afugentar uma parte significativa dos usuários. Além disso, não espere particularmente a colocação gratuita de anúncios em páginas temáticas.

4. Prós ( + ) e contras ( – ) da publicidade on-line
Como qualquer canal para promover um produto, a Internet tem certas vantagens (+) em relação a outros métodos de publicidade.
Estes incluem:
Barateamento relativo e capacidade de pagar apenas por ações de publicidade.
A publicidade colocada na Internet é capaz de funcionar 24 horas por dia durante todo o ano, não havendo necessidade de pausas e fins de semana.
Muitos dos que utilizam a Internet aceitam facilmente novos produtos e serviços, compartilhando posteriormente informações positivas a compradores conservadores.
Um enorme banco de dados de ferramentas analíticas permite que você avalie com rapidez e precisão a eficácia de uma determinada empresa de publicidade, além de realizar importantes medições de marketing, que no futuro servirão para aumentar as vendas.
A capacidade de alterar rapidamente a estratégia de publicidade a qualquer momento com custo mínimo. Se o anunciante perceber que alguma forma de promoção não está funcionando, ele poderá ajustá-lo antes que o orçamento alocado para a implementação dessa estratégia seja esgotado.
A principal desvantagem de (-) a organização de uma empresa de publicidade na World Wide Web é a enorme concorrência. Devido ao número excessivo de páginas já existentes, bem como aos anúncios colocados, muitos usuários formam a chamada “zona cega” quando simplesmente não percebem os anúncios colocados, estando acostumados a ignorá-los.
Além disso, se um anúncio solicitar uma compra imediata pela Internet, isso pode assustar alguns clientes que não têm certeza sobre a segurança de seus dados na rede.

 

5. Os principais parâmetros para medir a eficácia da publicidade online (CPM, CTR e CPC)
Como mencionado anteriormente, uma das vantagens indiscutíveis de promover produtos na Internet é a capacidade de medir com precisão a eficácia do uso de cada site ou anúncio individual.
O principal indicador de como funciona um método de publicidade específico é o CTR. Ele é determinado pela proporção de impressões de anúncios com o número de ações ativas executadas pelo usuário. Como regra geral, essas ações são consideradas um clique em um anúncio com a transição subsequente para o site do anunciante.
Esse coeficiente mostra quantos usuários que mostraram anúncios estavam interessados no anúncio e clicaram no link para saber mais. Esse valor é muito diferente para diferentes tipos de publicidade, principalmente devido às diferentes possibilidades de segmentação de usuários.
Assim, os banners colocados no site estarão disponíveis para todos os usuários, independentemente de quão interessantes sejam. Portanto, a CTR desse tipo de publicidade raramente excede 1% . Mas no caso da publicidade contextual, um alto nível de eficiência é considerado aquele em que esse coeficiente excede 20-30%.
No entanto, é importante lembrar que esse indicador é apenas uma forma de medir a eficácia de atrair usuários para seu site. Não determina de forma alguma o lucro recebido ou esperado. Afinal, uma pessoa que está interessada em um produto e clica no link pode achar que seus preços são desnecessariamente altos, ou o produto em si não corresponde à imagem que foi apresentada no anúncio.
Portanto, para converter efetivamente as respostas de publicidade em compras reais, é necessário fazer a publicidade mais correta e relevante.
Além disso, para quem planeja anunciar seus produtos na Internet, é importante conhecer os parâmetros que determinam como determinar o orçamento da empresa de publicidade. Estes são CPM e CPC . Sob a abreviatura inglesa, existem duas opções para a formação de publicidade de pagamento.
No primeiro caso, CPM, o anunciante paga pelo número de impressões de seus anúncios. Geralmente calculado para cada mil visualizações.
Esse método de precificação pode ser usado nas seguintes situações:
• a plataforma de publicidade tem um público claramente definido para o qual o produto proposto será interessante;
• os usuários de recursos mudam com frequência suficiente – porque senão o mesmo usuário mostrará o mesmo anúncio várias vezes, o orçamento será desperdiçado;
O anunciante tem a certeza de que o número de cliques será bastante grande e, portanto, esse método é mais lucrativo em comparação com o local em que você precisa pagar pelas conversões.
Em outros casos, esse pagamento será irracional, pois com um grande número de visualizações de anúncios, o número de cliques provavelmente será extremamente baixo e o custo da promoção será superestimado.
Outro método de precificação mais comum é a estratégia de CPC, ou seja, o custo por clique. Nesse caso, o anunciante paga apenas pelos métodos realmente eficazes de promoção, que levam a determinadas ações dos usuários.
Embora também haja armadilhas aqui, os concorrentes geralmente clicam em anúncios de um assunto semelhante.
Além disso, nem os proprietários mais honestos dos sites em que os anúncios são colocados muitas vezes contratam freelancers que clicam nos anúncios por um centavo, criando a aparência de trabalho eficaz do recurso de publicidade.
É verdade que muitos sistemas de publicidade tentam proteger o anunciante de tais ações, simplesmente sem contar cliques suspeitos.

 

6. Como colocar publicidade online e atrair clientes para o site
2 maneiras de anunciar na Internet?
1) Método Orgânico.
Para atrair visitantes para o seu site, você precisa de alguma forma anunciá-lo, para o qual você precisará usar um dos tipos de promoção listados. Ao mesmo tempo, você pode usar suas próprias forças e atrair especialistas que conhecem todas as sutilezas e nuances desta difícil tarefa.
Uma solução independente para o problema da publicidade, como regra, é um negócio bastante intensivo em mão-de-obra, o que, além do mais, requer muito tempo. Mas tal promoção pode ser feita sem injeções de dinheiro, o que é especialmente importante para empreendedores iniciantes com finanças limitadas.
Você pode colocar seus próprios anúncios em seus próprios recursos, por exemplo, em páginas de redes sociais ou em várias páginas temáticas, fóruns e quadros de mensagens.
As principais regras que devem ser seguidas:
• a informação mais confiável – no caso de uma fraude de tal sofrimento, o anunciante também pode ser banido;
• Também muitos recursos não faltam publicidade agressiva e intrusiva, você precisa promover seu site com muito tato e precisão;
• Antes de promover um site, você precisa ganhar confiança entre os usuários do recurso em que planeja publicá-lo, e isso requer uma comunicação de longo prazo;
• Escolhendo sites, você precisa se concentrar naqueles onde potenciais clientes podem estar interessados no assunto do site anunciado;
• o recurso selecionado deve ser visitado por um grande número de usuários, caso contrário, todo o trabalho será desperdiçado.
Para a autopromoção do seu site, você deve lembrar que precisa de um trabalho constante e metódico nessa direção, o que compensa a falta de custos em dinheiro.

Método número 2. Contratação de especialistas (pagos)
Bem, se não houver problemas com as finanças, e é possível formar um determinado orçamento, a organização da publicidade do seu site pode ser confiada aos profissionais.
Aqui você pode destacar várias opções:
Freelancers envolvidos em promoção na Internet. Como regra geral, este método é bastante barato, mas há sempre a oportunidade de se deparar com um especialista em SEO negligente que exagerou seriamente suas habilidades. Portanto, é muito importante ler opiniões de outros clientes e não tentar encontrar o preço mais barato possível. Este último, como regra, é uma garantia de desempenho injusto da tarefa tomada.
Agências de publicidade especializadas. Agora há muitos deles. Os preços de tais companhias, por via de regra, são muito mais altos, mas o resultado pode ser melhor. De fato, nessas agências, os especialistas têm uma experiência séria em formas específicas de promoção de sites, e também conhecem muitas nuances que não estão disponíveis para os freelancers comuns. Mas aqui você deve abordar a escolha com o maior cuidado possível para não se deparar com golpistas.
Você também pode anunciar seu site usando as redes de publicidade já mencionadas do Bin e do Google . Embora você tenha que fazer a maior parte do trabalho sozinho, há um grande número de instruções detalhadas para ajudar o anunciante. Assim, depois de estudá-los cuidadosamente, você pode configurar a colocação paga de sua publicidade com bastante eficiência. Bem, se o anunciante não está confiante em suas habilidades, ele pode procurar aconselhamento e assistência da Bin ou do Google. Com um certo orçamento, seu suporte e algumas funções serão uma adição gratuita.

 

7. Perguntas e Respostas sobre anúncios
Por fim, vale a pena responder a perguntas frequentes de anunciantes.

Pergunta número 1 – Como e onde colocar publicidade gratuita na Internet?
A questão de como promover seu produto na ausência de qualquer orçamento será sempre relevante.
Existem algumas das formas mais populares de anunciar gratuitamente:
Coloque um anúncio em placas gratuitas. O recurso mais popular a este respeito é Avito, mas existem outros semelhantes. O mais importante aqui é encontrar uma frase cativante ou uma descrição do produto que diferencie um produto promovido de muitos outros.
Publique informações sobre o seu produto em recursos temáticos. Este método já foi mencionado anteriormente. Mas, novamente, vale a pena mencionar a necessidade de promoção extremamente discreta e discreta.
Criação de grupos e comunidades em redes sociais com o envolvimento posterior dos usuários nelas. Este é um processo bastante demorado, exigindo um trabalho longo e meticuloso, mas o retorno aqui pode ser muito alto.
Colocar informações sobre sua empresa ou sobre você nos catálogos dos sistemas de negociação. Recursos tão populares como o Bin ou o Google têm esses diretórios que você pode usar gratuitamente.

Pergunta número 2 – Como controlar uma empresa de publicidade online?
Para anunciar sites que oferecem produtos ou serviços pela Internet, você pode usar qualquer um dos métodos mencionados acima. No entanto, a publicidade contextual é a mais eficaz e, ao mesmo tempo, bastante econômica.
Para promover com sucesso sua loja online, você deve preencher várias condições:
• a escolha certa do público-alvo, caso contrário, o orçamento será desperdiçado;
• a criação de materiais publicitários que descrevam de maneira mais verdadeira e correta os produtos oferecidos ou a própria loja on-line, porque, do contrário, os cliques não encerrarão o processo de pedido;
• a escolha certa da estratégia de publicidade, levando em conta o orçamento, as metas e o tempo disponíveis;
• a seleção correta de palavras-chave com as quais os clientes em potencial acessarão o website da loja.

Pergunta número 3 – Devo solicitar publicidade contextual de um profissional ou personalizá-lo por conta própria?
Embora a publicidade contextual seja considerada uma das mais eficazes, sua eficácia depende em grande parte de seus ajustes apropriados. E para um iniciante neste campo, essa tarefa pode não estar no ombro.
Por isso, muitos anunciantes recorrem a profissionais para obter ajuda – tanto os especialistas dos próprios sistemas de publicidade quanto seus parceiros certificados.
No entanto, há um problema. O fato é que, se a tarefa do anunciante é obter o máximo de clientes com um mínimo de fundos gastos, o sistema de publicidade tem um objetivo ligeiramente diferente – o máximo de clientes satisfeitos, com o máximo de fundos gasto por ele – é o lucro do próprio sistema.
Portanto, a melhor maneira seria estudar estratégias de publicidade contextual e conduzi-la você mesmo. Naturalmente, isso levará algum tempo, mas garantirá a independência de terceiros e também proporcionará uma oportunidade de gastar seu orçamento da melhor maneira possível.

Pergunta número 4 – É possível tornar a publicidade efetiva na Internet permanentemente?
Qualquer publicidade contextual ou outra que seja paga pelo número de cliques ou visualizações tem uma desvantagem significativa – produz um efeito de curto prazo. Para atrair novos clientes, você precisa investir em publicidade novamente.
Mas existe uma maneira que cria um fluxo constante de compradores em potencial para o site. Este é um site SEO de otimização.
Um recurso repleto de conteúdo interessante e de alta qualidade, no qual todo o material é muito bem preenchido com frases-chave e ao mesmo tempo não saturado com elas, ou seja, não tem alto spam, ocupa automaticamente altas posições nos resultados dos buscadores.
Existem especialistas que estão envolvidos em tal otimização. Como resultado, o site recebe um fluxo constante de mais e mais usuários interessados.

 

8. Conclusão
A publicidade na Internet é uma das formas mais relevantes e eficazes de promover virtualmente qualquer produto ou serviço. Existem muitos tipos de publicidade, diferindo em custo e eficácia, o que pode proporcionar a qualquer vendedor um influxo de clientes e aumento de vendas.
Você pode fazer promoção na Internet tanto por conta própria quanto com a ajuda de profissionais que ajudarão a tornar a publicidade mais eficaz e eficiente.
Se você gostou deste artigo sobre publicidade, compartilhe seus pensamentos, idéias e comentários abaixo nos comentários!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram