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6 dicas para ajudar a vender serviços de webdesign

Você faz sites; e se você também vende serviços de web design, provavelmente faz um bom trabalho. O problema é, no entanto, ser capaz de fazer bons sites nem sempre significa que você pode vender seus serviços de web design. Afinal, você é um designer, não um vendedor!

Quando você vende serviços de web design para viver, seus designs se tornam mais do que um esforço artístico, de repente se tornam um produto que você deve comercializar, criar e entregar. É uma transição difícil para alguns designers, mas que você deve fazer se quiser sobreviver como profissional independente.

Por que é tão difícil vender serviços de web design.
Vender qualquer coisa online pode ser um desafio hoje em dia. Com tantos web designers freelancers no mercado, é difícil se destacar entre as massas. O problema é que alguns designers ganharam muito dinheiro há alguns anos e, de repente, todos pensam que podem largar o emprego e começar a trabalhar como freelancer. Embora haja oportunidades para a maioria, com tantas pessoas tentando vender a mesma coisa, a competição é esmagadora.

Os fatos são, o web designer freelance tem dificuldades hoje em dia . Os serviços de design da Web são particularmente desafiadores porque, embora um número crescente de empresas precise de websites, a tecnologia tornou mais fácil para eles fazerem isso sozinhas. Na outra extremidade do espectro, aqueles que desejam soluções mais personalizadas geralmente optam por usar web designers internos, em vez de terceirizar suas soluções.

Mesmo aqueles poucos empreendedores que se sentem confortáveis ​​com sua capacidade de vender serviços de web design podem achar o mercado atual um desafio, para dizer o mínimo.

Você pode pagar um representante de vendas?
Uma maneira de designers autônomos e de pequenas agências venderem serviços de web design é contratando um representante de vendas. Dessa forma, você pode se concentrar na criação de sites que ofusquem a concorrência e encantem os clientes. No entanto, esses representantes de vendas não são baratos. Espere pagar pelo menos $ 40.000 por ano por um representante de vendas em tempo integral. Se esses números estiverem fora do seu orçamento, tente estas seis dicas.

6 dicas para vender serviços de web design.
Vender qualquer coisa é criar relacionamentos. Concentre-se nessas seis dicas para melhorar o relacionamento que você tem com clientes em potencial e vender mais de seus serviços de web design.

1. Venda a utilidade de um site
Um belo site é uma obra de arte. Infelizmente, a maioria das empresas não está interessada em comprar arte. Eles buscam resultados na forma de retorno do investimento e aumento da satisfação do cliente. Seu site deve resolver seus problemas ou atender às suas necessidades e, se tiver uma boa aparência, ainda melhor.

Ao vender seus serviços para um cliente potencial, resista à tentação de vender serviços de web design estritamente na estética. Em vez disso, mostre como seu produto (sim, produto) os ajudará a atingir seus objetivos de negócios. Mostre ao seu cliente potencial como você pode ajudá-lo a ganhar mais dinheiro. No final, é isso que eles querem ouvir. Além disso, quando o assunto é aparência, seu portfólio deve falar por si.

Aqui estão alguns benefícios específicos que os sites oferecem às empresas:

Métricas rastreáveis
Imagem personalizada
Publicidade direcionada
Produtividade aprimorada
Não tenha vergonha de apontar esses benefícios e usar números sempre que possível. Estatísticas comuns, como o número de pessoas online e também o número de pessoas que usam seus telefones para navegar na Internet, podem ajudá-lo a vender serviços de web design.

É importante lembrar também que um site pode ser um grande investimento para empresas de menor porte, por isso é fundamental explicar o que elas receberão. Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os sites hoje em dia, e possa até entender que precisa deles, muitas ainda não têm uma expectativa adequada de seus custos.

2. Seja autêntico
Em um mercado supersaturado, é vital fazer coisas que façam você e seus serviços se destacarem. Uma das maneiras mais fáceis de conseguir isso é sendo autêntico. Isso significa estar disposto a permanecer um indivíduo, mesmo quando for tentador parecer maior do que é.

Quando chegar a hora de vender serviços de web design, faça o possível para parecer humano. Escreva na primeira pessoa, seja honesto sobre quem você é e o que faz. Faça com que os clientes em potencial vejam você e também o seu trabalho.

A autenticidade torna mais fácil para clientes em potencial se conectar com você e, como resultado, construir um relacionamento. Essas relações tornarão mais fácil para você vender serviços de web design sem nem mesmo pedir.

3. Ensine seus clientes
Especialmente se você trabalha com pequenas empresas ou comercializa seus serviços em uma área rural, provavelmente haverá uma certa curva de aprendizado para seus clientes. Muitos proprietários de empresas não sabem o que podem fazer com um site bem projetado – mas você sabe.

Mostre aos clientes potenciais e atuais algumas das coisas que eles podem realizar com um site criado profissionalmente, como:

Pagamento de contas
Opções de assinatura
Gerenciamento de conteúdo
Vendas
Registros de boletins
Esses tipos de recursos nem sempre estão disponíveis nas opções DIY, e muitos proprietários de empresas não são informados sobre como podem ajudar seus negócios a crescer. No final das contas, não se trata de quais recursos você pode adicionar ao site, então não se limite a enumerar uma lista de opções. É sobre como você entende bem as necessidades de seus clientes e pode usar a tecnologia para ajudá-los.

Outra maneira de ensinar seus clientes é comparando-se com a concorrência. Embora muitos possam evitar apontar os concorrentes, se você dedicar um tempo para explicar as diferenças a um cliente em potencial, isso geralmente funciona a seu favor – especialmente se você for realmente melhor. Lembre-se, em um setor dominado por códigos, a vantagem competitiva geralmente se resume ao relacionamento.

Considere educar seus clientes em potencial sobre seu próprio processo de desenvolvimento web. Certifique-se de fornecer detalhes e etapas específicas para mostrar como seu próprio processo funciona. Considere a utilização de uma ferramenta de planejamento de site para organizar seus argumentos de venda, incluindo mapas de sites visuais, permitindo que os clientes em potencial vejam uma representação das ideias de seu site.

 

4. Faça produtos
Mesmo que você venda serviços de web design, a maioria dos clientes prefere comprar produtos. Portanto, uma maneira de vender mais serviços é projetá-los para se parecerem com produtos.

A criação de produtos a partir de seus serviços requer alguma premeditação. Você precisará sistematizar seus serviços e entender exatamente quanto tempo leva para realizar tarefas específicas. Escolha alguns serviços para se concentrar e venda-os como pacotes. Automatize tudo o que puder.

Pode parecer um pouco impessoal, mas no final é melhor para o cliente. Fazer produtos na forma de embalagens melhora sua eficiência, ajuda a entregar um produto consistente e evita que você aceite projetos que não estão em seu escopo de interesse.

Os produtos podem ser criados em torno de uma variedade de necessidades. Você pode oferecer seus serviços de web design por setor ou mesmo por tipo de site. O importante é que você evite se anunciar como uma solução completa de design de sites. Escolha uma especialidade em que você possa se destacar e concentre-se nela.

Aqui estão alguns exemplos de “produtos”:

Site de comércio eletrônico
Site de portfólio
Site de revista
Site de imóveis
Site de advogado
Site de consultoria

 

5. Rede
Networking não precisa significar desenvolver um argumento de venda matador. Na verdade, se você realmente deseja vender serviços de web design, é provavelmente melhor se você relaxar um pouco. Como as empresas estão procurando web designers que entendam suas necessidades, você deve se concentrar em conhecê-los primeiro.

Ao procurar novos clientes, concentre-se em sua comunidade local. Envie e-mails para empresas locais, apresentando você e seus serviços. Junte-se a organizações empresariais locais e ofereça alguns de seus serviços, se puder. Essas pequenas etapas ajudarão a construir relacionamentos com as pessoas que precisam de seus serviços e, se eles não comprarem de você, provavelmente conhecerão alguém que o fará.

Quando se trata de encontrar maneiras de vender serviços de web design que realmente funcionem, você deve evitar os métodos tradicionais. Esqueça e-mails em massa, chamadas não solicitadas ou anúncios. Para construir relacionamentos que levem a clientes de longo prazo, você precisará se tornar pessoal.

 

6. Ofereça mais do que web design
Mesmo se você estiver interessado apenas em fazer sites, você pode querer considerar a oferta de opções adicionais que o ajudem a vender serviços de web design. Você não precisa fazer esses serviços adicionais pessoalmente. Basta selecionar algumas agências e freelancers em que você confia e combiná-los com seus serviços de web design.

Alguns ótimos complementos de web design incluem:

Criação de perfil de mídia social
Gerenciamento e hospedagem de sites
Atendimento ao cliente do site
Serviços de marketing na Internet
Design gráfico
Consultoria SAAS
Diagrama de fluxo do usuário e teste a / b

Qualquer um desses serviços de valor agregado mostrará aos clientes em potencial que você se preocupa com o sucesso de seus negócios – mesmo que esteja apenas criando o site.

Antes de começar a vender …
As seis dicas acima o ajudarão a se destacar no congestionado mundo do web design de hoje, mas não vale a pena se você não tiver nada para mostrar suas habilidades. Certifique-se de ter um portfólio sólido de trabalho antes de chegar a clientes em potencial – incluindo seu próprio site. Se você pode criar estudos de caso, faça-o. Depois de se estabelecer para uma empresa como um designer no qual eles podem confiar, você desejará alguns exemplos de qualidade que justifiquem a decisão de trabalhar com você.

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